terça-feira, 16 de agosto de 2011

MAGYA COM Y, FEITIÇOS COM S e JACKPOTS DE B A ZI.




"Divagações sobre coisas que não interessam a ninguém" - (Mrs Y)







TEORIA SOBRE A MAGIA:  Já toda a gente ouviu falar ou em alguma altura da sua vida se interessou por magia. Tal como tudo, a magia tem várias caras conforme as necessidades: Magia Negra, Magia Branca, Feitiços, Encantamentos, etc... Todos nós conseguimos distinguir estas magias? Confesso que ficava confuso entre um Encantamento e um Feitiço mas tinha para mim que o Feitiço seria mais malévolo que um Encantamento, vá-se lá saber porquê. Em conversa com um amigo surgiu essa "discussão" entre tipos de mágicas. Podiamos ter falado sobre tanta coisa, mas nesse dia lá calhou divagarmos sobre o que move personagens como Merlin, Mandrake, Gandalf ou mais recentemente Harry Potter. Ao chegar a casa a curiosidade mantinha-se. Fui pesquisar. Não foi fácil encontrar o que procurava no meio de tantas receitas para o sucesso que mais pareciam autênticos livros de auto-ajuda. Por cruzamento da vária informação consultada, concluí que Feitiço é uma magia permanente. Só é quebrado com um feitiço ainda mais forte ou um contra-feitiço. Caso contrário fica assim pra sempre. Já o Encantamento é sempre temporário. Mais leve que o feitiço é supostamente mais simples de realizar, mais eficaz a curto prazo mas sempre sempre de curta duração. No nosso dia-a-dia dizemos muitas vezes: "Fiquei encantado com ela" ou então "ela enfeitiçou-me de uma maneira..." Encantado ou enfentiçado por alguém? Pois tenham cuidado, que é bem diferente...







 MAGIA OU MAGYA: Eram 9 da manhã de um qualquer dia de semana. Depois de quase 9 horas de trabalho nocturno ainda tinha uma hora de viagem para fazer com o sono a ameaçar a confusão que se instalava na minha cabeça há já vários dias. Dei por mim mergulhado em pensamentos e mais pensamentos que me punham num beco de ideias sem saída onde de um lado tinha o inevitável muro intransponível típico dos filmes passados nos subúrbios Nova Yorkinos, e do outro as sombras de vários fantasmas recentes. O que fazer? Não me parecia fácil sair dali. Quase como por magia abriu-se uma brecha no cimento. Era uma espécie de porta secreta. Uma porta tão irreal quanto improvável. Fiquei curioso e dei por mim a espreitar para o outro lado sem receios. Deixei-me levar, deixei que me levassem os pensamentos e eles foram sem resistência. Dei por mim a imaginar a forma de passar pelo intervalo dos fantasmas que tinham ficado no beco à minha espera. Sem perceber como, já estava do outro lado da porta secreta, qual Alice no país das Maravilhas. Estava agora num mundo diferente que definitivamente não era o meu. Um mundo irreal, feito de encantamentos onde teria de recorrer à poesia que não tenho para descrever o bem estar que me era proporcionado. Finalmente os meus pensamentos não tinham obstáculos. Em breves instantes todo o meu universo de torturas e dúvidas internas se desvaneceu. Era como ter descoberto a arca dos tesouros, o trilho que procurava, uma auto-estrada de ideias... neste caso a diferença está na letra Y. Num mundo onde cada vez mais somos obrigados a viver em alta rotação, encontrei uma porta para uma outra dimensão onde o tempo anda devagar, há tempo para respyrar, sentyr a brysa, a maresya com os encantamentos como companhya e onde a vyda pode ser realmente um local aprazývel... O único problema é que agora sabemos que todos os Encantamentos são temporários. Enquanto este durar, vou aproveitá-lo. Thank you Mrs Y!





 JACKPOT: De volta ao mundo real, dei por mim a pensar depois de ouvir o toque de uma sms a entrar no meu telemóvel: Quem será? O que quererá? O melhor seria mesmo naquele espaço de tempo entre o sair do banho e o acto de pegar no telemóvel para ler a tal sms, imaginar qual a melhor mensagem que poderia estar guardada para mim. Entre o surreal: PARABÉNS, GANHASTE O EURO-MILHÕES e o mero convite para sair, não consegui imaginar nada. Tal como a resposta à habitual pergunta da minha mãe: "Há alguma coisa em especial que queiras para o natal? - NÃO, NADA!!" Assustador??? Não, nada! Não vejo isso como falta de objectivos ou algum tipo de vazio na vida. Vejo pelos olhos de quem neste momento já tem quase tudo que quer. Claro que não tenho o prémio do Euro-milhões, mas tenho uma estabilidade necessária a todos os níveis. Um dia, em conversa com uma daquelas pessoas muito especiais disse-lhe que não trocava a amizade dela por um qualquer jackpot milionário. Para mim outra coisa não faria sentido e talvez por isso, fiquei surpreso com o ar de surpresa dela. Hoje a amizade está diferente. Talvez tenha sido um encantamento que tenha chegado ao fim, mas não quero pensar assim até porque não acredito nisso, mas continuo a pensar de forma inequívoca que não trocaria essa amizade pelo maior jackpot da história mesmo que tal fosse possível. Por outro prisma não há notas de 500 euros que me façam melhor companhia num jantar, café, numa tertúlia, filme ou saída que essa pessoa especial ou uma qualquer outra amiga de B. a ZI. São esses pequenos prazeres da vida que, tal como os feitiços, duram mais tempo e compõem a palavra FELICIDADE. E por falar nisso, será que Feitiço se pode escrever com a letra S?




1 comentário:

  1. Tenho-te a dizer q este texto foi dos q mais me fez aprender.N te deste ao trabalho de falar só sobre ti mas tb de explicares as diferenças entre magias e encantamentos ao qual me enriqueceu pois tb n fazia a minima ideia das diferenças.
    Para mim tb fazia do Encantamento uma coisa mais simpática por assim dizer, q o feitiço.Normalmente qd se fala em feitiços leva-nos a pensar no lado mau, n sei.
    Mas ainda bem q te deste ao trabalho de pesquisar e ter essa curiosidade pois sempre a tive mas nunca me fez mover ao ponto de pesquisar sobre o assunto e agora depois de todo este texto senti-me esclarecida,em todos os aspectos ;)
    Sabes o q te digo ? qualquer coisa q eu vá dizer vai estragar este fantástico texto q escreveste mas sinto-me na "obrigação" de ter q te dizer q uma pessoa como tu mereçe o melhor q a vida pode proporcionar ! E sinto-me tão orgulhosa de ser tua amiga ! És fenomenal no valor q dás á amizade e na felicidade q isso te trás. Vejo-me um pouco em ti e sinto muitas vezes por parte de outras pessoas o facto de n entenderem pq razão se deve dar tanta importância aos amigos mas cá entre nós, sabem lá eles o q é a verdadeira felicidade se nem valor dão ás amizades.
    Então se feitiSo é uma magia permanente espero q os contra-feitiSos sejam inalcançaveis ou até inexistentes :p

    Lady Sue

    ResponderEliminar